28 de ago. de 2009

Nova Saveiro

Nova Saveiro agrada ao volante

Andamos na picape que começa a ser vendida na semana que vem

Carlos Guimarães, de Recife

 Divulgação
Versão topo de linha Trooper vem com rodas de aço estilizado de aro 15"

Até debaixo de uma forte chuva pernambucana a nova Saveiro deixou claro que tem um conjunto bem acertado. Acredite, choveu a ponto de alagar alguns trechos do percurso de 80 quilômetros entre Recife (PE) e Porto de Galinhas (PE). Mesmo assim o trabalho do pessoal de engenharia da Volkswagen veio à tona. De meros detalhes, como o sistema de amarração da capota marítima (que permite que a água não fique acumulada na cobertura e nem vibre em velocidades mais altas), até o funcionamento da suspensão (com molas superprogresivas, que oferecem diferentes níveis de amortecimento), quase tudo nessa picape me agradou.

Digo quase porque o preço poderia ser um pouco mais ousado. Começa em R$ 30.990 na versão cabine simples, básica, feita para trabalho, que vai ser encontrada dentro de um mês. E chega a R$ 38.990 na topo de linha Trooper, que passa a custar R$ 42.490 apenas com a inclusão de ar-condicionado e conjunto elétrico. Ainda existe uma lista de opcionais e acessórios considerável, da qual fazem parte itens como volante multifuncional, sistema de som, ganchos deslizantes na caçamba, GPS e até sensores nos para-choques que ajudam nas manobras.

 Divulgação
Lanternas traseiras foram desenhadas com base nas da picape média Amarok, que chega em março

Mas é preciso reconhecer que alguns equipamentos bem-vindos em uma picape são de série. Destaco os seguintes: tampa da caçamba com chave e mola a gás que facilita a abertura e evita acidentes (como a queda repentina na cabeça de uma criança); proteção emborrachada do assoalho da área de carga; estepe sob a caçamba, fixado com cabos de aço e com sistema que dificulta o roubo e torna mais fácil a operação de retirada; entreeixos 15,2 centímetros mais largo que a Saveiro anterior; ângulo de rampa 2,8° maior e uma cabine que tem 300 litros de espaço atrás dos bancos. Além disso, o interior vem com tecidos mais resistentes e exclusivos.

Para completar o assunto caçamba, saiba que ela tem 1,33 metro de comprimento por 1,01m de largura, na versão de cabine estendida, o suficiente para levar moto, bicicleta e prancha de surf. Nesse último caso, ainda existem suportes para amarração embutidos no defletor de ar em cima da capota. E os ganhos que ficam no alto do compartimento de carga podem ser deslizantes como opcional, facilitando o trabalho de amarrar objetos menores. Dá para levar até 715 kg.

 Divulgação
Caçamba vem com proteção emborrachada de série

Exceto pelas relações de primeira e segunda marchas mais curtas (9% e 7%, respectivamente) na comparação com a dupla Gol/Voyage, será difícil perceber alguma diferença significante de comportamento ainda tomando como base o hatch e o sedã aí de cima. Até a aerodinânica é parecida, por incrível que pareça. Ficou em Cx 0,36 na versão estendida e 0,38 na cabine simples. Claro que com 350 kg de carga, como chegamos a avaliar o carro em alguns trechos, a picape se mostra um pouco mais estável nas curvas, mas só. Isso é uma das provas de que a nova Saveiro 1.6, de 104 cavalos com álcool, ficou bem equilibrada.

Quer mais uma? Viajando a 100 km/h, em quinta marcha, o contagiros marca apenas 2.600 rpm. Mais ainda? Mesmo acelerando um pouco mais em estradas de terra, o carro absorve bem as irregularidades, sem o “pula-pula” de uma picapinha com feixe de molas no eixo traseiro. O que também ajuda a suspensão trabalhar bem é a rigidez torcional 31% maior que a da geração anterior, feito conseguido com meros 9% de aumento de peso E se for preciso frear de repente, os freios ABS oferecidos como opcional são de última geração (8.2, quatro vezes mais rápidos em processar informações que o da Saveiro anterior). Além disso, com 15,6 kgfm de torque a meros 2.500 rpm, o carro vai bem nas retomadas. Conforme a fabricante, a Saveiro com cabine estendida acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge 176 km/h.

 Divulgação
Volante pode vir com ajuste de altura e de profundidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário