5 de set. de 2009

BMW X1 vista no Brasil

BMW X1 é apresentado em primeira mão no Brasil

Utilitário esportivo começará a ser vendido em janeiro do ano que vem

Renata Viana de Carvalho

 Divulgação
BMW X1 será o menor utilitário esportivo da marca. Linhas arrojadas e alto desempenho são características marcantes do carro

O novo utilitário esportivo compacto da BMW fará sua estreia oficial no Salão de Frankfurt, em setembro. Mas na noite de quarta-feira (12/8) pode ser visto de perto por jornalistas brasileiros em um evento realizado em São Paulo. Infelizmente, não foi permitido fotografar nada. Um capricho da marca para não reduzir a importância do lançamento na mostra alemã.

Por que trazer o modelo até aqui, então, já que o momento nem poderia ser registrado? Para reforçar a imagem da BMW. Em plena crise mundial, em que as montadoras registram quedas de até 20% nas vendas na Europa, a marca alemã comemora o crescimento de 28% no mercado brasileiro entre janeiro e julho deste ano (sempre na comparação com 2008). Em junho a alta foi de 70% e em julho de expressivos 114%. “A expectativa é fechar o ano com crescimento de 40% e mais de 4 mil carros comercializados”, afirma o diretor-presidente do grupo BMW no Brasil, Jörg Henning Dornbusch.

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Interior é baseado nos modelos da Série 1

O executivo atribui o desempenho ao que chamou de “ofensiva de produtos”. Apenas neste ano, o grupo lançou quatro motocicletas no país e três automóveis – a nova geração do Z4, o hatch 118i e o cupê 135i. Até o fim de 2009 ainda trará as versões M do X5 e do X6. A importação do Mini também superou as previsões. Três meses depois do lançamento do carro, o número de unidades trazidas para o Brasil saltou de 600 para 1.100.

Mas outra estratégia ajudou a marca alemã: o reposicionamento de preços. O 118i chegou ao mercado por R$ 95 mil, e o 320i também teve seu custo reduzido. “Análises de tendências de consumo apontaram uma concentração de compradores de carros na faixa entre R$ 75 e R$ 100 mil”, diz Dornbusch. E a marca soube aproveitar o filão.

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Versão de seis cilindros, de 258 cavalos, terá comandos do câmbio no volante

De volta ao X1, as primeiras unidades devem chegar por aqui no fim do ano e as vendas terão início em janeiro de 2010. O preço ainda não está definido, mas deve ficar entre R$ 180 mil e R$ 200 mil – já que o X3, próximo modelo da linha X, custa a partir de R$ 241 mil e a BMW não quer trabalhar com grandes diferenças de preços entre seus automóveis. “Quando isso acontece, o consumidor fica com a impressão de que se trata de um subproduto”, conta Dornbusch.

A princípio, apenas a versão com motor 2.8, de 258 cavalos, e tração integral será importada. A opção com tração 4x2 estará disponível na Europa a partir de setembro, com propulsor 1.8 a diesel. Como a motorização não pode ser trazida para cá, a BMW estuda um propulsor de 150 cavalos para equipar um X1 sem tração permanente aqui.

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Tração integral será um dos itens de série do novo utilitário esportivo

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