21 de mai. de 2010

Novo Uno: elevado ao quadrado

Avaliamos o Novo Uno: elevado ao quadrado

Versão de entrada parte de R$ 25.550 e agrada, enquanto Way 1.4 é para quem deseja ser visto

Ricardo Tadeu, de Salvador (BA)

Uno Vivace 1.0 de quatro portas chega a partir de R$ 27.530 e foi a versão avaliada por Autoesporte
O Dia Uno foi decretado pela Fiat nesta terça-feira (4). E, acredite, essa pode ser uma data de virada no mercado da indústria automobilística brasileira, já que a montadora está disposta a tirar a consolidada liderança do Gol. O modelo escolhido para essa disputa acirrada? A nova geração do Uno, que chega para conviver com seu antecessor, com um conceito forte de customização e apostando na inovação e qualidade do produto. "Por que carros de massa não podem ser bonitos e ter qualidade?", indagou Cledorvino Bellini, presidente da Fiat no Brasil, durante a apresentação do carro.

Disponível em três versões diferentes (veja quadro com itens de série mais abaixo), o modelo parte de R$ 25.550 na configuração Vivace 1.0, aquele que deve corresponder ao maior número de vendas entre as versões. Esta foi avaliada por Autoesporte, porém, com quatro portas, para-choques pintados, travas e vidros elétricos, direção hidráulica, limpador e desembaçador traseiro.

De cara, o visual do Uno agrada e é diferente de tudo que estamos acostumados a ver, isso devido ao grande investimento por parte da montadora em relação ao projeto, que consumiu um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhões, além de 6,5 milhões de quilômetros rodados. O design aposta no conceito "round square", ou quadrado arrendondado. Isso pode ser visto em sua carroceria de linhas retas, mas com quinas suaves. Chega a lembrar o Kia Soul, modelo sulcoreano famoso pelo design arrojado. Destaque para a falsa grade com três retângulos ao lado do logotipo dianteiro, uma marca registrada do novo Uno.

Modelo avaliado tem para-choques na cor da carroceria e kit aerodinâmico, itens que não são de série no Vivace

A bordo

Embora superior ao do seu antecessor, a posição de dirigir do Uno não é muito alta, mas permite um bom ângulo de visão. O banco não possui regulagem de altura nesta versão, mas traz em todos os modelos um pino nos trilhos de regulagem de comprimento, que permitem aumentar o espaço em 2 centímetros, o que pode ser bom para motorista ou passageiro do banco traseiro. O espaço atrás também surpreende e, mesmo com 1,85 m de altura, consegui me acomodar bem, sem bater a cabeça. Não é um show de conforto, mas tem tudo para se tornar referência entre os compactos.


A boa ergonomia do interior, que segundo a Fiat foi pensada do zero, permite fácil manuseio dos botões do ar e do som, ao centro do painel. Diferente disso, são os comandos do desembaçador e faróis de milha, à esquerda do volante. Este que tem uma ótima pegada e um visual agradável com três raios. Ele e o painel nos faz sentir a bordo de um de um Fiat 500, graças as linhas arredondadas. Nesta versão não há conta-giros. O acabamento é bom, mas os adesivos de customização deixam a desejar. Dois deles, que vão colados na bola de câmbio se soltaram após quase 1 hora de avaliação do hatch.

Acabamento do painel agrada, mas customização na bola de câmbio se desgrudou em modelo avaliado

Mãos ao volante

Ao dar a partida no Novo Uno, lembro de seu antecessor, já que a chave é a mesma. O motor é um Fire 1.0 Evo, que ganhou mudanças em busca de um melhor consumo de combustível, rende 74 cv com gasolina e 75 cv com álcool. O torque fica em 9,5 kgfm com gasolina e 9,9 kgfm com álcool, ambos a 3.850 rpm. Isso faz com que sua saída seja muito parecida com a do Uno Mille, com uma sensível melhora entre a segunda e terceira marcha.


VERSÃO ITENS DE SÉRIE
Vivace 1.0 Para-choques sem pintura, tomada 12V, brake-light, pneus 165/70 R13, porta-luvas com tampa, econômetro
Attractive 1.4 Way + Para-choques pintados, pneus 175/65 R14, console de teto, comando interno de retrovisores, volante com regulagem de altura
Way 1.0 Para-choques sem pintura, tomada 12V, brake-light, pneu 175/70 R14, rack de teto, conta-giros, porta-luvas iluminado
Way 1.4 Attractive + para-choque sem pintura, pneus 175/65 R14 de uso misto, rack de teto, lanternas traseiras fumê


A quinta marcha, por sua vez, foi alongada para contribuir com o consumo. Segundo a Fiat, o modelo faz 15,6 km/l com gasolina na cidade e 10,5 km/l com álcool. Na estrada, os números sobem para 20,1 km/l e 12,9 km/l, respectivamente. Ainda em quinta, rodando a 120 km/h com giro em 4.000 rpm, o ruído do motor começa ficar alto, mas o sistema de som ameniza o problema e ainda pode ganhar entrada para MP3.

Com a carroceria mais rígida e as novas suspensões (tipo McPherson na frente e eixo de torção atrás), o modelo se tornou mais justo. Apesar da inclinação da carroceria nas curvas, o carro mostra boa estabilidade. Chega a ser divertido guiar o popular. Nas ultrapassagens, o modelo exige certo cuidado, assim como qualquer modelo com motor 1.0, que tem pouca força.
Fiat
Espaço interno deve se tornar referência entre os populares, enquanto motor 1.0 rende até 75 cv, com etanol

No entanto, a versão 1.0 pareceu mais interessante se comparada ao 1.4. Nossa reportagem guiou a versão Way 1.4 (com 85 cv a gasolina e 88 cv com etanol), que apresenta pouca diferença em relação de desempenho ao 1.0, diferente do consumo, com considerável aumento. Segundo a Fiat, o Uno 1.4 faz 13,2 km/l (gas.) e 9,1 km/l (álc.) na cidade e 17,7 km/l e 12,2 km/l, respectivamente, na estrada.

  2 portas 4 portas
Vivace 1.0 R$ 25.550 R$ 27.530
Attractive 1.4 R$ 29.280  R$ 31.080
Way 1.0 R$ 26.690 R$ 28.490
Way 1.4 R$ 30.070 R$ 31.870


Elevado ao quadrado

Totalmente novo, o modelo é uma verdadeira evolução do seu antecessor, com grau de revolução similar ou maior ao primeiro modelo, lançado em 1984. Embora não comente sobre, a Fiat espera ultrapassar as vendas do Gol, somando os números da nova e da geração anterior (que agora parte de R$ 24.570). E tem tudo para isso, principalmente com a chegada da versão de duas portas, em julho. "O novo Uno é um carro diferente, mas para todos", afirmou Bellini. E desde já, a concorrência deve começar a se mexer, pois o Uno vai dar o que falar.


Fiat
Uno Way é para quem quer ser visto e deseja ter um modelo com visual fora de estrada

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